Silvana Figueiredo Tavares




Aqui você saberá tudo sobre mim!!!!

17 de agosto de 2012

Amamentar ,um gesto de amor (mas há outros!).




       A amamentação é uma das coisas que só quem vivencia compreende.

       Ser mãe é muito mais do que amamentar e sabemos bem que nem toda mulher consegue, por uma série de fatores, nutrir seu bebê pelo seio. Isso não as diminui; isso não as transforma em mães pela metade ou coisa assim.

     Mas não há como negar a beleza da imagem de uma mãe que alimenta seu filho com seu próprio corpo. Que milagre é esse que permite que as entranhas humanas sejam capazes de produzir um perfeito e completo néctar? Que dom sublime o que é dado a mulher! Não apenas gera, cuida, protege e dá à luz, mas também é responsável por alimentar a cria.

       Não somos a única espécie, é claro. Todos os mamíferos assim são chamados justamente por conta dessa magnífica evolução! Por outro lado, não há outro animal capaz de refletir sobre o significado de tal presente. Só nós.

        Nos últimos 7 dias, comemorou-se a semana mundial do aleitamento materno.


       Longe de querer romantizar ou mitificar, quero aproveitar para parabenizar a todas as mulheres que sentiram dor, ficaram ansiosas, viram seus seios incharem, inflamarem e até mesmo racharem, mas não duvidaram por um instante que o esforço valia a pena.

     Talvez vocês tenham tido longos e maravilhosos momentos com seus nenéns nas madrugadas; talvez o leite não tenha descido ou algo parecido (porque no mundo real essas coisas acontecem, mesmo que insistam em dizer que não. O que não quer dizer que seja a maioria dos casos ou que você precise temer desde já por algo que ainda não aconteceu); talvez, como eu, você tenha tido experiências misturadas, dor e prazer, júbilo e tristeza...

      Não importa a sua história.

     Importa que seu filho saiba que você buscou cuidar dele da melhor forma e que, se Deus lhe permitiu que fosse através da amamentação, você transmitiu através do maior dos anticorpos, da melhor das seivas, o seu amor.

     Para quem ainda passará por isso, repito o aviso, não é fácil como insistem em dizer. Algumas sortudas conseguem passar pelo processo sem maiores dificuldades, mas muitas de nós sentem dor no começo. Por outro lado, passar pelo desafio dos primeiros dias irá proporcionar momentos únicos depois! Então, coragem! Lutem por isso! Mas, ai vai só mais um conselho (sim, eu sei que muitos irão lhe aconselhar sobre tudo!): não meçam a maternidade, o amor de vocês pela amamentação, pois ela é um aspecto especial, mas não é a essência. A essência, queridas, é o amor.

Com afeto, Lucyanna (que amamentou os dois filhos – o esfomeado JP e o preguiçoso GB - apesar da dor que sentiu, história que contou aqui)
(por   Big Mothers Brasília).