Silvana Figueiredo Tavares




Aqui você saberá tudo sobre mim!!!!

1 de agosto de 2012

Cuidado com o que você oferece a criança ao lado!


Imagem: http://greenlitebites.com/
Uma das cenas mais comuns por aí, quando se vê bebês, crianças, adultos e comida juntos é um adulto oferecendo alguma coisa, carinhosamente, às crianças, principalmente às crianças bem pequenas ou bebês.
Cena aparentemente inocente, mas na maioria das vezes carregada de desrespeito. Sim, como mãe de dois eu poss afirmar sem sombra de dúvida que é um tremendo desrespeito! Desrespeito sim, porque muitas vezes esse tal adulto nem é assim alguém tão íntimo da criança, na enorme maioria das vezes o que essa pessoa oferece é algo que totalmente desnecessário na alimentação da criança e, pior ainda, muitas vezes esse alguém, ainda que sem maldade alguma, nem cogitou em perguntar aos pais da criança se havia algum problema em oferecer qualquer coisa a ela.
Quem tem filhos e se preocupa minimamente com o que sua criança come, deve compreender perfeitamente bem o meu ponto de vista. Quem não tem filhos pode pensar que isso é um tremendo exagero, pura bobagem, frescura ou neurose. Eu vou mostrar a seguir que não é nada disso.
A primeira razão, e na minha opinião mais importante, para não se oferecer nada comestível a uma criança sem antes consultar os pais é por puro respeito. Você não sabe se os pais têm algum tipo de restrição alimentar, seja por ideologia, religião ou qualquer outra razão. A razão na verdade é o que menos importa, mas importa, e muito, a decisão dos pais sobre o que os filhos comem ou não.
Como respeito pelas escolhas dos pais não é algo que esteja muito em alta ultimamente (é só olhar para as caras de espanto das pessoas quando resolvemos por alguma proibição para as crianças), vou citar a seguir algumas outras razões pela qual você jamais deveria oferecer comida a uma criança sem antes consultar os pais ou responsáveis.
Quando você oferece uma mordida de alguma coisa ou pedaço de qualquer coisa a uma criança, você já pensou que ela pode estar prestes a sentar na mesa para almoçar ou jantar, e aquele pequeno petisco pode tirar completamente o apetite da criança?
Quem tem filhos sabe o quanto eles podem ser terríveis quando decidem que não querem comer, e especialmente com crianças difíceis de comer, qualquer mordida, qualquer petisco, pode ser fatal para a refeição que realmente interessa!
Outra razão pela qual você jamais deveria oferecer comida a uma criança sem antes consultar os pais é uma razão bastante importante, que em alguns casos chega a ser questão de vida ou morte: alergias. Nesses tempos de epidemias de alergias, é bastante arriscado oferecer qualquer coisa a uma criança sem antes saber se ela pode ou não comer aquilo. Existem alergias leves, onde talvez apareçam bolinhas vermelhas ou uma coceira insistente. Alguns espirros talvez. Mas existem alergias seríssimas, e isso um médico pode comentar com muito mais detalhes do que eu, mas o fato é que todo cuidado é pouco!
Você acha que um pirulito ou uma balinha são inocentes? Para mim já não são inocentes porque são pura caloria vazia, açúcar numa quantidade exorbitante e desnecessária, além de inúmeros corantes e flavorizantes. Sem alergia nenhuma, um pirulito ou bala já é ruim o suficiente, agora imagina esse monte de química numa criança super alérgica?!? É de matar qualquer pai ou mãe do coração!!
Ah, o pão! Parece que uma das coisas que os estranhos mais gostam de oferecer aos nossos filhos é o pão! E só para esclarecer, quando falo em “estranhos” não falo de um fulano que aparece do nada na rua oferecendo qualquer coisa, porque esses eu coloco pra correr antes mesmo de tentar qualquer coisa – estranho aqui é qualquer pessoa que, mesmo conhecida, não esteja super por dentro dos meus hábitos alimentares com meus filhos.
Mas voltemos ao pão…
Você acha que um simples pedacinho de pão francês é inocente? Bem, o pão francês ou qualquer outro pão (principalmente os industrializados) definitivamente não são inocentes, com ou sem alergia, mas isso é assunto para outro dia. Mas o pão francês ou qualquer outro pão, bolacha ou biscoito pode ser fatal para uma criança com intolerância ao glúten. Já parou pra pensar nisso? Cuidado então!
Quem me conhece e sabe dos meus cuidados com a alimentação dos meus filhos e ainda assim insiste em oferecer alguma comida a eles – sim, o povo pensa que criança é draga e precisa comer o dia todo -, normalmente aparece com frutas ou queijos para eles. Eu agradeço e ainda assim recuso na maioria das vezes, e não gosto quando oferecem sem falar comigo ou com meu marido. Meus filhos não têm alergia alguma e eu adoro vê-los comendo frutas, mas como eles não são de comer grandes quantidades, uma fruta fora de hora pode estragar a próxima refeição.
O problema com meus filhos e frutas é somente uma provável falta de apetite na refeição seguinte, mas você sabia que algumas crianças podem ser alérgicas inclusive a alimentos saudáveis como frutas? Principalmente quando as frutas não são orgânicas – a alergia pode ser ao pesticida, e não à fruta. Vai arriscar?
Eu, quando estou num grupo com crianças, normalmente filhos de amigas minhas, jamais ofereço nada, nem água, sem antes consultar a mãe ou quem estiver responsável pela criança na hora. Acho que é uma questão de respeito!
Hoje eu comentei sobre esse assunto no Facebook e no Twitter e vi que muitas mães pensam como eu e ficam bastante chateadas quando alguém oferece algo a seus filhos sem permissão. E você, o que acha?
by PAT FELDMAN on 12/04/2012 · 31 COMMENTS in ALIMENTAÇÃOARTIGOS