Silvana Figueiredo Tavares




Aqui você saberá tudo sobre mim!!!!

12 de agosto de 2012

Não aos açucares nas Papinhas de Frutas


 A ausência de leite (lactose) e açúcar ou mel nas receitas não é mera coincidência.
O começo da alimentação complementar é o que há de mais simples!
Porém, antes de tudo:
* NÃO DEIXE DE AMAMENTAR O BEBÊ DEPOIS QUE INTRODUZIR A ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR.
* CASO SEU BEBÊ SE ALIMENTE COM FÓRMULAS ARTIFICIAIS, PODE SER NECESSÁRIA A INTRODUÇÃO DE OUTROS ALIMENTOS E ÁGUA ANTES DE SEIS MESES. CONVERSE COM O PEDIATRA Á RESPEITO.
* CUIDADO COM O CONSUMO DE ALIMENTOS CULTIVADOS COM AGROTÓXICOS. SE NÃO TIVER OUTRAS OPÇÕES, ESTERILIZE CORRETAMENTE E RETIRE SEMPRE AS CASCAS.
* JAMAIS ADOCE AS  PAPINHAS “DOCES”  COM MEL, MELADO, AÇÚCAR REFINADO, AÇÚCAR MASCAVO E, MUITO MENOS, ADOÇANTES ARTIFICIAIS.
Por quê?
Açúcar refinado tem apenas calorias, muitas calorias, e nada de nutrientes. Quem deseja se alimentar adequadamente deve evitá-lo, seja em que idade for.
Açúcar mascavo e Melado possuem ferro, cálcio, vitaminas, sais minerais porém, toda sacarose deve ser evitada aos bebês, ao menos até os 2 anos de idade.
Mel  todo mundo sabe das qualidades, mas não é por isso que deve ser dado aos bebês, muito menos colocado na chupeta para que se acalmem ou aceitem as papinhas. Não vou sequer falar de botulismo, que pode ser problema por contaminação também de outros alimentos enlatados ou mal conservados.
Já as FRUTAS possuem FRUTOSE, um tipo de açúcar simples, encontrado também em outros vegetais, como milho e batatas.
Ou seja, elas se bastam! São doces por natureza!
Se usarmos em conjunto com mais adoçantes de outra espécie, pode acontecer de fornecermos mais glicose do que o organismo do bebê necessita, e consegue metabolizar.
Quanto aos adoçantes artificiais (sacarina sódica, ciclamato, etc.), não dê ao seu bebê em hipótese alguma, nem mesmo se estiver entre os ingredientes de algum produto.
Bem, vamos lá!
Escolha a fruta do dia: Maçã, Pêra, Banana prata, nanica madura, banana maçã (que prende os intestinos), Mamão,  Manga, Melão…