Silvana Figueiredo Tavares




Aqui você saberá tudo sobre mim!!!!

15 de agosto de 2012

O Limão na Gravidez e Amamentação

O Limão na Gravidez e Amamentação


O consumo diário do limão, em suas diversas formas, é muito recomendável para a gestante, pois fortalece o seu sistema imunológico, ativa a melhor assimilação dos nutrientes, atua na manutenção de um sangue mais alcalino e desintoxicado, preparando-a para uma gestação mais saudável e um parto mais tranqüilo. Tudo isso acabará por ser revertido no fortalecimento do feto que passará a ter maior possibilidade de nascer sadio e com reservas protéicas e minerais por até oito meses.
Existem registros antigos de que dois mil anos atrás já se utilizava o limão para o tratamento de enjôos, vômitos e perda de sangue na gravidez.

Seu uso interno e externo previne, suaviza e faz desaparecer rapidamente as manchas do rosto, fenômeno que costuma ocorrer com um grande número de gestantes.
Um antibiótico natural, destrói microorganismos, criando um ambiente inconveniente aos germes e às doenças, tanto na mãe como no feto.

O tempo mínimo ideal de amamentar o bebê é de seis meses, sem a necessidade de lhe oferecer nenhum outro tipo de alimento. Não é necessária sequer a água, pois somente o leite materno, principalmente o de uma mãe bem nutrida, já supre todas as necessidades do bebê.

Durante toda a gestação, a mamãe deve se preparar para a amamentação. Além do consumo diário dos sucos desintoxicantes à base de limão, a preparação também deve ser feita em relação aos mamilos. É necessário que eles formem um tipo de calosidade, para perder aquela sensibilidade que lhe é natural:
- Durante a gravidez, a gestante deverá passar uma bucha vegetal, massageando as mamas todas as vezes que tomar banho.
- Deverá também colocar (à noite) algumas gotas de suco de limão em uma gaze e aplicar sobre os mamilos. Ele irá tratar o tecido da pele fazendo com que os mamilos tornem-se mais resistentes. Não esquecer de lavar toda a região pela manhã ao levantar.
- Deixar os mamilos tomarem sol direto por 10 -15 minutos, uma ou duas vezes por semana. Cuidado: nunca após ter aplicado o suco de limão sobre eles.
Durante a amamentação, permanece a necessidade do consumo diário do limão, pois todo o sistema imunológico da mãe seguirá fortalecido, não só para manter a saúde dela, como também a do bebê que está alimentando-se do seu enriquecido leite.

Raquitismo e Osteoporose
A propriedade alcalinizante e complexante do ácido cítrico contido em elevadas doses no suco do limão, aumenta a capacidade de assimilação de cálcio, ferro e magnésio do organismo, como também a de absorção da vitamina D, combatendo eficientemente o raquitismo e a osteoporose em lactentes e crianças.

O limão também aumenta a digestibilidade dos alimentos de origem protéica, conferindo menor esforço enzimático (menor liberação de ácido clorídrico = menor acidez), portanto menores perdas de cálcio.
A Terapia Intensiva do Limão a cada 3 – 4 meses e, nos intervalos, o consumo diário do limão através de sucos desintoxicantes, irá fazer um trabalho de prevenção e cura.

SUCOS DESINTOXICANTES COM LIMÃO
Você sabia que o limão, dentre todas as frutas, é o maior
reservatório de energia solar da natureza?
E que ele cumpre o papel fundamental de ajudar
na assimilação dos nutrientes benéficos à saúde? 


Os sucos desintoxicantes são uma alternativa prática e econômica de incluir rapidamente hábitos saudáveis na dieta diária. Preparados com frutas, folhas e hortaliças, são um verdadeiro coquetel de alimentos vivos, rico em minerais, vitaminas, fibras, clorofila e antioxidantes. Eficientes para desintoxicar, tonificar e resgatar a vitalidade, agem no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção de inúmeras doenças e retardam o envelhecimento precoce das células.

RECEITAS:
Mousse de beta-caroteno
 coquetel antioxidante - previne tumores, rejuvenesce, trata pele, olhos e cabelos.
Ingredientes: 1 xícara de manga (mamão ou caqui) – 1 cenoura – suco de 1 limão
Preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente. Não coloque água - consistência cremosa.
Suco regulador regulador geral - indicado também para mulheres em gestação ou amamentação - ajuda na produção de leite.
Ingredientes: 1 cenoura – 1 maçã descascada - 2 talos de salsão – ramos de hortelã – suco de 1 limão – 1 copo de água mineral.
Preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente. Não use açúcar. Use gotas de um adoçante natural se desejar.
Limonada de maçã refrescante e relaxante.
Ingredientes: 2 maçãs-verde descascadas – suco de 1 limão – folhas de alface e hortelã - ½ copo de água mineral.
Preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente com pedras de gelo. 

:: Conceição Trucom ::