Silvana Figueiredo Tavares




Aqui você saberá tudo sobre mim!!!!

13 de agosto de 2012

Os Micronutrientes


A nutricionista Catiuscie Cabreira  leitora do blog me indicou uma site maravilhoso e achei dicas super importantes para compartilhar aqui com vocês. Sempre recebo email,  perguntas e dúvidas sobre anemia, acredito que seja um problema que atinge muitas crianças hoje em dia, então leiam com atenção o texto abaixo que tem explicando tudo sobre esse problema...




Ferro, Iodo e Vitamina A

As doenças causadas por deficiências nutricionais impedem que milhares de pessoas tenham saúde e bem-estar: são crianças que não conseguem crescer e se desenvolver de acordo com o esperado. São homens e mulheres que não conseguem repor a energia necessária para lidar com suas responsabilidades. 
Os nutrientes são substâncias de vários tipos, presentes nos alimentos, com funções variadas e importantes no organismo. 
A falta e o excesso de nutrientes são prejudiciais ao organismo. Uma boa alimentação depende da quantidade e da qualidade dos alimentos. 
As carências nutricionais como a deficiência de Vitamina A (hipovitaminose A), de Ferro (anemia ferropriva) e de Iodo (bócio endêmico) são problemas comumente encontrados no Brasil. A anemia e hipovitaminose A são causadas principalmente por uma alimentação monótona, sem alimentos coloridos que são fontes de vitaminas e minerais essenciais ao crescimento e desenvolvimento. O bócio endêmico é causado principalmente pelo não uso do sal iodado. 
Uma boa saúde está relacionada diretamente a uma boa alimentação que deve ser variada, colorida, com alimentos limpos e frescos, deve conter diversos tipos de alimentos. 

Vitamina B1

A vitamina B1 é um micronutriente importante para o funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração. Sua deficiência pode provocar desde sintomas leves como insônia, nervosismo, irritação, fadiga, depressão, perda de apetite e energia, dores no abdômen e no peito, perda da memória e problemas de concentração, como pode ser responsável por quadros mais graves como perda de movimento dos membros inferiores, diminuição de força muscular, edema de membros inferiores, diminuição do apetite, dificuldades respiratórias e cardiopatia. 


O que é a deficiência em Vitamina A?

O corpo não pode fabricar vitamina A, portanto, toda vitamina A que necessitamos deve provir dos alimentos. Contudo o corpo pode armazenar as porções que ingerimos de modo a termos uma reserva quando necessitamos. 
A deficiência da vitamina A, também chamada de hipovitaminose A, é responsável por uma série de problemas de saúde: 

- O crescimento e o desenvolvimento da criança ficam prejudicados; 
- Há uma dificuldade de enxergar no escuro (cegueira noturna); 
- Cegueira irreversível nas crianças; 
- Aumento da gravidade de infecções comuns, como a diarréia e infecções respiratórias; 
- Aumento da mortalidade infantil. 

Quais Alimentos são ricos em Vitamina A?

A vitamina A é encontrada quase que exclusivamente em produtos animais, como leite humano, carnes, fígado, óleos de peixe, gema, leite integral entre outros. 
A provitamina A é encontrada em vegetais folhosos verde-escuro (como espinafre, e folhas novas de vários vegetais), vegetais amarelos (como abóbora e cenoura) e frutas não cítricas amarelas e laranjas (como mangas, pêssego e mamão), além de óleos e frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendê, pequi). 
A melhor fonte de vitamina A para o lactente é o leite materno. 

O FERRO:

Qual é a Função do ferro?

O Ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do Oxigênio para todas as células do corpo. 

O que é a Deficiência de ferro?

A deficiência de ferro pode apresentar-se em graus variáveis, que vai desde a depleção do ferro, sem comprometimentos orgânicos, até a anemia por deficiência de ferro que afeta vários sistemas orgânicos. A depleção de ferro supõe uma diminuição dos depósitos de ferro, mas a quantidade de ferro funcional pode não estar alterada. Ou seja, indivíduos com depleção de ferro não possuem mais ferro de reserva para ser mobilizado, caso o organismo necessite. 

O que é a Anemia?

A Anemia pode ser definida como um estado em que a concentração de hemoglobina no sangue está anormalmente baixa, em conseqüência da carência de um ou mais nutrientes essenciais, qualquer que seja a origem dessa carência. Contudo, apesar da ausência de vários nutrientes contribuir para a ocorrência de anemias carenciais como folatos, proteínas, vitamina B12 e cobre, indiscutivelmente o ferro é, dentre todos, o mais importante. A anemia por Deficiência de Ferro é atualmente um dos mais graves problemas nutricionais mundiais em termos de prevalência, sendo determinada, quase sempre, pela ingestão deficiente de alimentos ricos em ferro ou pela e pela inadequada utilização orgânica. 

Quais os alimentos ricos em ferro?

O Ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. O ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo organismo. São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; Carnes de aves e de peixe; e mariscos crus. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o leite e o ovo não são fontes importantes de Ferro. Contudo, no mercado já existem os leites enriquecidos com Ferro. 

Entre os alimentos de origem vegetal, destaca-se como fonte de ferro os folhosos verde-escuros (exceto espinafre), como agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar mascavo. Também existem disponíveis no mercado alimentos fortificados com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros. 

A presença de ácido ascórbico, disponível em frutas cítricas, e alimentos ricos em proteínas na refeição melhora a absorção de ferro proveniente de produtos vegetais, como: brócolis, beterraba, couve-flor e outros. Por outro lado, existem alguns fatores (fosfatos, polifenóis, taninos, cálcio) que podem inibir a absorção do ferro, presentes em café, chá, mate, cereais integrais, leite e derivados. 

Ressalta-se que o leite materno é considerado fator protetor contra Anemia por Deficiência de Ferro devido à alta biodisponibilidade do ferro existente. Estudos evidenciam associação de anemia em crianças que tiveram pouco tempo de aleitamento materno exclusivo, alimentação prolongada com leite de vaca e com a introdução da alimentação complementar precoce. 

DICAS PARA UMA BOA SAÚDE


Ouça uma boa dica sobre anemia aqui
Duca para o aproveitamento do ferro? ouça aqui
Amamentação e a anemia ouça dicas aqui
Quais sintomas da Anemia? saiba clicando aqui
As fontes de vitamina A aqui
Sintomas da falta de vitamina A aqui
Bebês e a vitamina A aqui

Outras dicas boas para manter uma boa alimentação clique:


Fonte: retirado daqui