Silvana Figueiredo Tavares




Aqui você saberá tudo sobre mim!!!!

11 de setembro de 2012

Especialistas ensinam a conservar os alimentos e evitar desperdício


Técnica da garrafa pet armazena grãos e farinhas por até dois anos.
Após abertos, enlatados devem ser guardados em recipiente com tampa.




O projeto Mãos que Ajudam foi realizado em 40 cidades paulistas neste fim de semana. Foram arrecadadas 200 toneladas de alimentos que serão entregues a nove entidades assistenciais. Além das doações, os voluntários do projeto em Araraquara (SP) também deram orientações de como fazer esses alimentos durar mais.
A voluntária Fabiana Santos ensinou uma técnica que ajuda a conservar grãos e farinha utilizando uma garrafa pet, funil, fita crepe e alho com casca. O primeiro passo é colocar dois dentes de alho com casca na garrafa lavada e esterilizada. Com ajuda do funil, intercalar camadas de aproximadamente quatro dedos de grãos a cada dois dentes de alho. “O alho é um conservante natural, ele protege o alimento e não estraga”, segundo Fabiana.
Para conservar farinhas, o alho pode ser substituído por canela em pau ou cravo da índia. As garrafas devem ser guardadas em local seco e longe da claridade. As tampas devem ser lacradas com fita crepe. Com esta técnica, os produtos podem durar até dois anos.


Para conservar alimentos enlatados após abertos, o tecnólogo em alimentos Danilo Vidotti recomendou que os produtos sejam armazenados em outro recipiente. “O ideal é abrir a lata totalmente e manter o alimento dentro um pote de plástico ou de vidro com tampa, porque pode acontecer oxidação da lata.” Produtos como milho e ervilha, devem ser guardados com o líquido da conserva.
A carne e os frios devem ser retirados das embalagens de isopor antes de ir para a geladeira. “O isopor acaba funcionando como um isolante térmico, o que não é ideal dentro da geladeira já que a gente quer que a temperatura atinja o alimento”, explicou Vidotti.
Verduras e frutas devem ser conservadas na geladeira e a higienização deve ser feita antes do consumo com uma solução de 10 mililitros de água sanitária para cada litro de água. Fazer um furinho na casca do limão, em vez de cortar ao meio, e depois guardar num saquinho ou num pote com tampa, ajuda a conservar melhor a fruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário