Silvana Figueiredo Tavares




Aqui você saberá tudo sobre mim!!!!

10 de setembro de 2012

Por que não dar mingau



Crianças abaixo de 1 ano de idade não devem consumir mingau.


Análise em 12 produtos, feita pela Pro Teste, mostra que eles contêm excesso de açúcar e menos nutrientes do que informam nos rótulos. O tradicional mingau deve ser evitado antes de o bebê ter 1 ano de idade - A afirmação é da Associação Brasileira do Consumidor (Pro Teste), que testou 12 complementos alimentares à base de cereais para crianças - Os produtos contêm excesso de açúcar e quantidade inadequada de nutrientes. Segundo a Pro Teste, para uma nutrição adequada, cada produto tem uma idade recomendada que, muitas vezes, não é a que o fabricante aponta. O que chamou mais atenção no teste foi o Cremogema, que para os pesquisadores só deve ser consumido por crianças a partir de 7 anos, por ter o mais alto nível de açúcar entre os produtos avaliados.
A Maizena Arrozina Amido de Milho com Farinha de Arroz é o único dos produtos analisados que traz no rótulo indicação correta da idade ideal para o consumo (3 anos). Os três mingaus Mucilon pesquisados, da Nestlé, têm na embalagem a indicação de que podem ser consumidos a partir dos 6 meses de idade. E os demais produtos não trazem qualquer indicação de idade.

O Ministério da Saúde recomenda que até os 6 meses os bebês sejam alimentados apenas com leite materno. Segundo a pediatra Maria Cristina Duarte, isso evita desequilíbrio no metabolismo do bebê. A nutricionista do Hospital Israelita Denise Morcillo alerta que o mingau não deve substituir o almoço ou o jantar. “É apenas um lanche para emergência que, quando possível, deve ser substituído por fruta ou pequeno sanduíche.”

A Nestlé e a Unilever (responsável pela fabricação do Cremogena) alegam cumprir parâmetros internos de qualidade. As demais empresas não comentaram a pesquisa.

IDADES

Veja abaixo a relação de produtos adequados a cada faixa etária segundo o teste.

A PARTIR DE 1 ANO
Quaker Aveia Flocos Finos, Yoki Creme de Arroz, Neston Aveia Flocos Finos, Quaker Farinha de Aveia, Maizena Amido de Milho.

A PARTIR DOS 3 ANOS
Maizena Arrozina Amido de Milho com Farinha de Arroz. Este é o único dos produto pesquisados que apresenta a idade correta para consumo na embalagem.

A PARTIR DOS 4 ANOS
Vitalon Turma da Mônica Mingau de 6 Cereais, Vitalon Turma da Mônica Arroz, Mucilon Arroz, Mucilon Arroz e Aveia, Mucilon Multicereais.

A PARTIR DOS 7 ANOS
Maizena Cremogema (à base de milho).

Fonte: O Dia Online

Retirado do blogger "As Delicias do Dudu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário